As principais características de um carro adaptado para deficiente físico

Em um mundo onde a mobilidade é um tema cada vez mais discutido em todos os setores da sociedade, estamos acompanhando um avanço significativo na indústria automobilística, que já trabalha com modelos de carros adaptados para portadores de necessidades especiais, que, apesar das limitações, possuem o direito de dirigir e de ir para qualquer lugar, sem exceção e com todas as suas limitações atendidas, a fim de proporcionar uma experiência onde a independência seja total.

Os portadores de necessidades especiais possuem várias alternativas no mercado de veículos com adaptações, ou seja, aqueles carros com algumas mudanças que facilitam a maneira de dirigir do motorista, de acordo com o tipo de deficiência. O carro sofrerá algumas pequenas mudanças que servirão como apoio para minimizar a dificuldade do motorista.

No caso de pessoas que possuem alguma deficiência nos membros superiores, diversas mudanças são feitas no veículo, principalmente aquelas que dizem respeito à forma de conduzir o carro, como, por exemplo, os pomos que auxiliam o motorista com relação à direção do veículo. Para aqueles que possuem alguma dificuldade com os vários botões dos carros, é possível adaptá-los para serem controlados com um controle remoto. Ascender as luzes, acionar as setas, o limpador de para-brisa, as lanternas ou qualquer outro comando do painel pode deixar de ser um obstáculo graças as evoluções que visam facilitar a vida do motorista portador de deficiência.


Os deficientes com problemas nos membros inferiores possuem a opção de usar os comandos automatizados da embreagem ou o uso de freios e aceleradores manuais, de acordo com o tipo de deficiência e modelo de carro.

Entre os diversos modelos de carros que foram adaptados para um motorista com deficiência física, um que se destaca pela eficiência e projeto que realmente funciona é o Renault Sandero - um dos modelos mais vendidos do mercado nacional e entre os favoritos do público portador de deficiência e carente de projetos que realmente funcionam, principalmente quando o assunto é mobilidade.

A Renault possui um projeto que se chama Renault Acesso, que facilita o atendimento do cliente portador de necessidade, que terá as suas condições atendidas. Esse cliente tem atendimento especial, realizado por uma equipe treinada e pronta para atender e entender todas as necessidades individuais dos clientes portadores de necessidades.

Entre as principais adaptações que o Sandero sofreu, podemos destacar as seguintes: manopla para facilitar o uso do volante, uma alavanca que faz as funções de frear e veículos com embreagem automática. Além disso, os carros da Renault se destacam pelo enorme porta-malas – um diferencial, principalmente, para os cadeirantes que precisam levar suas cadeiras.

Realidade do Brasil



Infelizmente, no Brasil, os portadores de deficiência, para desfrutarem de isenções de impostos em seus veículos, enfrentam um grande processo burocrático, passando em diversos órgãos públicos para comprovar informações e fatos e, este processo, pode durar até quatro meses. As isenções são grandes o que faz com que o valor do veículo seja reduzido de uma forma bem considerável, porém, a paciência é fundamental para garantir essa facilidade.

O indicado é procurar a concessionária da marca de sua preferência, pois, a grandes montadores, assim como a Renault (citada acima), possuem programas especializados para atender o público com deficiência. Procure um dos vendedores e conheça as diversas opções do mercado.

Tags :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.