O QUE É O TREINO HIIT?

HIIT é a sigla para High Intensity Interval Training, que podemos traduzir como “treinamento intervalado de alta intensidade”. Muito comentado no mundo todo, é um tipo de treino aeróbico de alta intensidade, com séries de exercícios que alternam breves períodos de atividade intensa (ou seja, nos quais se atinge até 100% da frequência cardíaca máxima) com outros, também curtos, de atividade de baixa intensidade.

Exemplificando de forma mais específica: um intervalo de exercícios de alta intensidade (um a dois minutos, por exemplo) é seguido por um período de recuperação de baixa intensidade (por dois a três minutos, numa espécie de descanso ativo).  Os treinos podem chegar a ter apenas 5 minutos de duração. Não há um consenso acerca de quantas vezes por semana se pode realizar esse tipo de treinamento, embora muitos profissionais opinem que o ideal é praticá-lo no máximo três vezes por semana.

Um treino HIIT exige muito de quem o pratica. Embora seja altamente atrativo pelos resultados prometidos, é aconselhável que para iniciar esse tipo de treinamento se tenha um razoável condicionamento físico, que permitirá realiza-lo adequadamente. Assim se reduz também a possibilidade de sofrer algum tipo de lesão. Vale lembrar do velho e bom conselho sobre procurar um médico antes de iniciar a prática de qualquer atividade física.

Os que defendem esse conceito de treino alegam que ele queima o triplo de gordura corporal em comparação ao treinamento aeróbico clássico. Além disso, o treino HIIT fortaleceria a musculatura de forma muito mais rápida e eficaz. Outra vantagem seria o fato de que esse tipo de treino pode ser realizado em praticamente qualquer momento do dia, sempre que se tenha de 15 a 20 minutos livres. Essa rapidez pode ser um elemento facilitador para a manutenção de um trabalho de alta intensidade a longo prazo e também contribuir para que o praticante não se entedie.

Que atividades podem fazer parte de um treino HIIT?

Pular corda, correr, bater num saco de boxe ou subir escadas são alguns exemplos, havendo uma ampla variedade de atividades que podem fazer parte desse tipo de treino, sem necessidade de equipamentos especiais.


Vale mencionar que diversos profissionais da área de educação física e saúde (inclusive aqui no Brasil) desenvolveram métodos específicos baseados no conceito de HITT.
O importante é estar bem informado, para poder decidir se esse é o tipo de treinamento ideal para o seu caso.

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